Marcas de luxo e NFTs são companheiros estranhamente confortáveis. A moda de ponta chegou às NFTs com mais rapidez e entusiasmo do que outras indústrias, e parece haver um consenso de que a Web3, sem dúvida, desempenhará um papel enorme em seu futuro.
Faz muito sentido. Tanto a alta moda quanto as NFTs operam em modelos de exclusividade e escassez, o que pode ajudar a explicar a receptividade da indústria em relação à tecnologia em comparação com outras empresas tradicionais que apenas começaram a mergulhar na Web3 com relutância.
A importância das marcas de luxo aproveitarem este novo espaço constitui mais do que grandes nomes experimentando coisas novas. A maneira como essas empresas se adaptaram à tecnologia baseada em blockchain, aproveitando seus seguidores leais, é um modelo que qualquer um que esteja pensando em migrar para a Web3 deve tomar como uma lição valiosa.
Reunimos uma pequena lista de algumas das marcas de luxo mais conhecidas que experimentam (e muitas vezes acertam) abordagens para projetos NFT.
Gucci
Até agora, a Gucci não é estranha aos NFTs. A primeira incursão da marca no espaço ocorreu em maio de 2021, quando lançou um filme NFT inspirado em sua coleção de moda Aria como parte da famosa venda de Prova de Soberania da Christie’s, com curadoria de Lady PheOnix. O filme – que foi co-dirigido pelo diretor criativo da Gucci Alessandro Michele e pela premiada fotógrafa Floria Sigismondi – destilou a apresentação da coleção Aria de Michele em um videoclipe de quatro minutos que foi vendido por US$ 25.000.
O próximo projeto NFT da Gucci veio em 18 de janeiro de 2022, quando a empresa colaborou com o criador de brinquedos de vinil Superplastic para um lançamento NFT de 10.000 peças chamado SUPERGUCCI. SUPERGUCCI é uma série de três partes de NFTs de edição limitada co-criada por Michele e Janky & Guggimon da Superplastic – personas digitais cujas desventuras foram originalmente narradas no lançamento do CryptoJankyz da Superplastic com a Christie’s. Os NFTs da coleção permitiram que os proprietários desbloqueassem esculturas artesanais de cerâmica branca de oito polegadas de altura para acompanhar suas contrapartes digitais.
A Gucci lançou então a coleção 10KTF: Gucci Grail Mint Pass em março de 2022. O projeto foi o resultado da parceria do criador digital Wagmi-san com Michele para criar roupas PFP digitais personalizadas com base em 11 dos projetos mais famosos da comunidade NFT. Apenas aqueles que possuíam um PFP de uma dessas coleções eram elegíveis para obter um Mint Pass do projeto, que poderia ser queimado para adquirir um NFT personalizado idealizado por Michele e construído por Wagmi-san.
Além de tudo isso, a Gucci anunciou recentemente uma parceria com a SuperRare para lançar seu Vault Art Space. Tendo comprado US $ 25.000 em tokens RARE para se juntar ao SuperRare DAO, a Gucci planeja usar o Vault Art Space para realizar exposições de artistas da NFT. A primeira exposição da marca é intitulada “The Next 100 Years of Gucci” e apresentará uma seleção de obras de arte da NFT, “cada um fragmento colecionável da herança caleidoscópica da Gucci”. Os primeiros NFTs deste programa ficaram disponíveis em 23 de junho de 2022.
Yvel
Em 13 de junho de 2022, a joalheria Yvel lançou o INFS (títulos independentes e não fungíveis), o nome do ativo adjacente ao NFT da empresa e sua nova plataforma de negociação de títulos. Ao fazer isso, a empresa adotou uma abordagem um pouco diferente do espaço NFT, criando títulos digitais que atuam como produtos financeiros não fungíveis. Esses tokens semelhantes a NFT são apoiados por uma garantia física na forma de uma moeda de ouro de 24 quilates de US$ 10.000 adornada com diamantes e outras pedras preciosas.
A ideia é que o título lastreado em ativos físicos proporcione um nível de estabilidade ao ativo digital, mesmo em tempos de volatilidade do mercado. Duas mil e quinhentas moedas foram emitidas para investidores credenciados durante o lançamento de pré-venda da plataforma no início de junho.
O que essas moedas de ouro realmente fizeram foi servir como um modelo de como o sistema INFS deve funcionar no futuro, representando uma garantia de apoio aos produtos financeiros na plataforma. É importante ressaltar que a garantia material por trás da segurança não fungível é personalizável, o que significa que investidores ou empresas que usam a plataforma INFS da Yvel podem personalizar essas garantias como acharem melhor. Como tal, em vez de apoiar sua segurança não fungível com uma moeda de ouro, eles poderiam fazê-lo com experiências, produtos ou até participação nos lucros da vida real.
O conceito é uma visão refrescante do espaço NFT de uma instituição inesperada que poucos pensariam ser tão experientes em Web3.
Arquivos do Clube, Inc.
é uma marca NFT de vestuário de luxo baseada em blockchain que anunciou recentemente o lançamento de seu próprio mercado, que visa dar aos usuários a chance de comprar roupas de luxo com curadoria.
A gênese da empresa, que começa em 13 de julho de 2022, incluirá 1.880 tokens digitais que atuarão como membros vitalícios e concederão aos titulares determinados utilitários, incluindo recursos de governança, acesso a eventos exclusivos e ações em vendas e royalties em perpetuidade.

Emparelhando NFTs com bens físicos, cada coleção de luxo lançada na plataforma Clubhouse Archives apresentará roupas 3D que vêm com uma roupa fabricada na Itália. As coleções lançadas na plataforma serão criadas por designers e votadas pela comunidade, dando-lhes um papel ativo no desenvolvimento da marca.
A equipe do Clubhouse Archies inclui o designer e artista James Costa, o criador do NFT Greg Mike, ex-diretor de moda da Resumo de golfe Marty Hackel e outros. Como tal, as primeiras coleções da plataforma se concentrarão em roupas esportivas de golfe “misturadas com roupas de rua de luxo de contracultura”. A plataforma usará o Crossmint como sua carteira oficial de custódia e plataforma de pagamento.
Balmain
A casa de moda francesa de ultraluxo Balmain recentemente entrou no jogo NFT com o anúncio do Non-Fungible Thread, um ecossistema de moda apoiado por NFT que atende aqueles que possuem roupas Balmain. Utilitários para colecionadores ainda estão sendo elaborados, mas alguns dos candidatos incluem roupas digitais que se tornaram físicas e enviadas à sua porta, convites exclusivos para colecionadores de determinados lançamentos futuros e coquetéis com designers de roupas digitais.
Uma das forças motrizes por trás do Non-Fungible Thread (que ainda está em fase de desenvolvimento) é James Sun, fundador e CEO da MINTNFT, a organização que trabalha para construir a visão Web3 da Balmain.
Sun acredita que, para a Balmain, quedas desarticuladas de NFT no OpenSea ou Rarible são o caminho errado para criar uma comunidade unificada em torno de NFTs. A marca de luxo parece mais focada em construir relacionamentos de longo prazo com sua base de clientes e criar experiências interativas e imersivas para a comunidade, sejam essas experiências digitais, físicas ou uma combinação das duas.
Ainda há muito a ser visto sobre o projeto e como a Balmain executa seu lançamento, mas será algo a ser observado de perto.
Prada
A Prada teve alguns flertes com o espaço NFT apenas este ano. Em janeiro de 2022, a empresa colaborou com a Adidas Originals em um projeto NFT que apresentava 3.000 peças de arte geradas pela comunidade. Essas peças (fotografias enviadas por membros da comunidade) foram feitas para criar um NFT único 1 de 1 do artista Zach Lieberman, composto por mais de 3.000 imagens e vendido por 30 ETH.
Em 2 de junho de 2022, a Prada deu um passo adiante ao lançar 100 NFTs para coincidir com o lançamento de sua mais recente série de roupas Timecapsule, que consistia em 100 camisas unissex desenhadas pelo artista Cassius Hirst.

Aqueles que compraram roupas da série receberam automaticamente um NFT gratuito para acompanhá-lo, que incluía o número de série do NFT e o número da camisa física que o acompanha. Os detalhes sobre a utilidade dos NFTs são escassos, mas serão revelados aos membros do Prada Crypted, o Discord da marca, ao longo do tempo. A empresa também fez alusão a benefícios exclusivos, experiências e acesso a quedas futuras.
O empreendimento Timecapsule da Prada remonta a 2019 e foi iniciado como uma forma de a marca de luxo promover itens de edição limitada, um conceito que se alinha perfeitamente com uma queda de NFT.
Balenciaga
Fundador da famosa casa de moda, Cristóbal Balenciaga foi um ícone e pioneiro no mundo do estilo nos anos 1950, redefinindo as formas dos vestidos na alta moda feminina. Lançado no Crypto.com NFT nas “próximas semanas” de julho de 2022, o Cristóbal Balenciaga: A coleção To the Moon NFT homenageia essa história. Incluirá obras de arte inspiradas na coleção do ex-diretor artístico da Balenciaga Lorenzo Riva de mais de 8.000 Cristdesenhos de óbal Balenciaga do auge do movimento de alta-costura. Os parceiros da coleção incluem a empresa de entretenimento do metaverso Animal Concerts, CoinTelegraphplataforma de arte Artvein e Crypto.com NFT.

Minters selecionados terão a chance de ganhar roupas e cartões-presente da Balenciaga, e 25 pessoas receberão uma cópia física de um dos desenhos de 70 anos da Balenciaga. Outros detentores de NFT receberão vagas na lista de permissões para os próximos lançamentos do Animal Concerts NFT e terão acesso a brindes especiais de ingressos para shows ao vivo e metaverso.
As marcas de luxo se inclinaram para o espaço NFT e, em geral, fizeram um trabalho fantástico ao se envolver com a tecnologia, usando-a para interagir criativamente com seus seguidores bem estabelecidos. Embora outras indústrias não nativas da Web3 possam não estar tão dispostas a integrar e utilizar tecnologia baseada em blockchain, elas seriam sábias em dar uma olhada séria em como marcas como as que mencionamos neste artigo estão se adaptando e florescendo com isso.
Fonte: NFT Now