Mesmo antes do advento da criptografia P2E, especialistas em combate à lavagem de dinheiro sinalizaram os riscos financeiros ilícitos em torno dos jogos online. Em 2019, pesquisadores do Royal United Services Institute, um think tank do Reino Unido focado em questões de segurança internacional, apontaram que, se os usuários puderem encontrar maneiras de trocar itens do jogo (como dinheiro virtual, artefatos, ferramentas ou roupas) por itens do mundo real, moeda, esses itens se tornarão atraentes para criminosos que procuram lavar fundos ilícitos. Mas vender ativos virtuais de jogos por dinheiro fiduciário costumava ser difícil. Nos jogos online tradicionais, os usuários tinham que acessar mercados secundários não autorizados para negociar itens de jogos fora das plataformas dos jogos. Esses mercados geralmente estão na darknet, o que requer um navegador especial como o Tor para acessar. Com jogos de criptografia, os ganhos em dinheiro virtual e os itens coletados são todos criados em blockchains e negociados de forma relativamente livre, geralmente onde quer que os ativos de blockchain sejam vendidos.
Fonte: NFT Now